terça-feira, fevereiro 27, 2007

A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós - um breve resumo da obra

Vista da Casa-Museu de Eça de Queirós, em TormesA Cidade e as Serras é um romance editado postumamente, em 1901, sem que tenha sido integralmente revisto pelo autor. Nesta sua obra, Eça de Queirós desenvolve temáticas e estratégias narrativas já aplicadas no conto "Civilização", de 1892.

A obra apresenta a evolução do protagonista, Jacinto, indivíduo de extracção social elevada e extremamente rico, que, tendo vivido uma existência de tédio em Paris, apesar de rodeado por todo o conforto e por todo o tipo de inovações técnicas, se fixa na sua propriedade rural de Tormes, na serra portuguesa, encontrando aí o equilíbrio e a felicidade.

Este percurso de regresso às origens assume várias conotações simbólicas e ideológicas, que têm sido amplamente relevadas e discutidas: a oposição cidade / campo; a dicotomia nacionalismo / cosmopolitismo ou francesismo; e a discussão entre valores tradicionais e valores modernos (o que justificou a apropriação do romance por parte das correntes neo-românticas, que o interpretaram como um incentivo ao reaportuguesamento).

Etiquetas: ,