terça-feira, novembro 28, 2006

Mais algumas notas sobre o Sermão de Santo António aos Peixes

O Padre António Vieira definiu como devia ser a linguagem: as palavras devem ser como as estrelas, distintas e claras.

Vejamos, seguidamente, as principais características do estilo de Vieira, ao qual, antes de mais, atribuiremos as qualidades que a estilística estabeleceu para a boa linguagem: pureza, correcção, clareza, precisão, ordem e propriedade.

Raciocínio silogístico, de forma que se pode por vezes reduzir o conteúdo essencial de um sermão a um verdadeiro silogismo; Deus castiga os injustos, Deus castiga os Portugueses: logo, os Portugueses são injustos (no Sermão dos Escravos);
demonstração do conceito que pretende impor ao auditório pela evidência;
recurso a afirmações categóricas inadmissíveis que depois conduzirão os ouvintes à verdade contrária (constitui, por assim dizer, um tratamento de choque): demonstração pelo absurdo, o uso de construções paralelas ou antagónicas, anáforas e repetições;
observância do ritmo da oratória, por vezes abruptamente interrompido a fim de produzir uma impressão de inesperado;
adjectivação dinâmica (isto é, gradativa, começando pelo adjectivo de significação mais ténue - gradação crescente, ou pelo de significação mais intensa - gradação decrescente);
graduação das enumerações e acumulações quer de substantivos, quer de verbos.

O esquema mais comum dos Sermões de Vieira parte geralmente dum passo das Escrituras, que depois demonstra como irrefutavelmente aplicável às condições da sua época; um dos aspectos mais válidos, pois dos seus Sermões podemos dizer que consistem na actualização da Sagrada Escritura, cujas verdades Vieira demonstra que são eternas e intemporais: «conceitos predicáveis».

Embora grosseiramente, podemos distinguir nos Sermões três categorias relativamente à intenção: políticos, sociais e religiosos. Quanto à intenção política, distingue-se na sua obra um intuito bem determinado na legitimação da dinastia de Bragança, na qual vê a satisfação dos seus anseios sebastianistas de sonhador e visionário. A obra fundamental que explica e em que se explica a ideia política do Padre António Vieira é, contudo, para além de Sermões e Cartas, onde constantemente se reencontra, a História do Futuro. Nessa obra ele faz-se o intérprete e o profeta da ideia do Quinto Império, perfeito, estável e durável, durando «mil anos ou muitos mil». A proposta audaciosa de Vieira anuncia não apenas a Monarquia de Portugal, mas o Império do Mundo, «sem termo nem limites».

Quanto à intenção social, torna-se o mais ardente paladino da libertação dos escravos e do regresso e integração dos judeus e cristãos-novos exilados.

O plano do Sermão corresponde sempre, de modo geral, ao plano clássico, constituído por: Exórdio (em que geralmente termina com uma breve oração invocando à Virgem), Argumentação (um Desenvolvimento, com uma Demonstração e uma Confirmação), e a Peroração ou conclusão.


O Sermão de Santo António aos Peixes parte da lenda medieval segundo a qual o Santo, numa das suas pregações em que não é ouvido pelos homens, lança a sua palavra iluminada na praia deserta, e os peixes levantam a cabeça à superfície das águas, como sinal da força da palavra de Santo António. O sermão desenvolve-se depois como uma alegoria: também o Pe. António Vieira irá falar aos «peixes», que agrupa segundo categorias humanas.

O sermão divide-se fundamentalmente em duas partes: aquela em que se dirige aos peixes bons e aquela em que fala aos peixes maus.

Estabelece um paralelo, necessariamente conceptista, entre os vícios dos peixes e os vícios dos homens (o «tubarão», o «pegador», o «voador», etc.), estabelecendo contraste entre os louvores dos peixes e os vícios dos homens.

Na Peroração, conclui com um louvor aos peixes que, diferentemente dos homens, começam por «saber ouvir». Trata-se de um sermão de crítica social, caracterizado por um tom marcadamente violento e de ataque.


in Maria Leonor Carvalhão Buescu, Apontamentos de Literatura Portuguesa, Porto Editora, Porto, 1984

Nota: Os sublinhados foram apenas colocados neste blogue para melhor distinguir alguns aspectos.